Os consumidores continuam sofrendo com a precariedade dos serviços
prestados pelos planos de saúde. As dificuldades vão desde acessar os atendimentos
mais básicos, como agendamento de consultas, até a negativa de procedimentos
para pacientes internados, inclusive com risco de morte. O descaso para com a
saúde da população rompe as fronteiras das unidades públicas e chega ao setor
privado, apesar dos altos gastos com as mensalidades.
A crise na assistência tomou uma proporção que a Agência Nacional de
Saúde Suplementar (ANS) se sentiu na obrigação de dar uma resposta à sociedade.
Em julho, a ANS suspendeu a venda de 268 planos. Desses, 223 não conseguiram
melhorar seus indicadores e permanecem com as vendas suspensas por mais três
meses, engrossando a lista de 301 planos de saúde, administrados por 38
operadoras, que estão agora impedidos de assinar contratos com novos clientes.
A medida foi tomada por descumprimento de prazos estabelecidos para atendimento
médico, realização de exames e internações.
Em contrapartida, os planos de saúde individuais tiveram, nos últimos
cinco anos, reajustes acima da inflação medida pelo Índice de Preços ao
Consumidor Amplo. O aumento que passou a valer em maio de 2012, por exemplo,
foi de 7,93%, acima dos 6,50% de inflação em 2011. No ano passado, a Agência
autorizou aumento de 7,69%, contra uma inflação de 5,91%, em 2010.
A verdade é que o sistema privado de saúde está sobrecarregado e o
usuário não consegue o acesso que necessita, com a urgência que precisa, apesar
de pagar, e pagar caro pelo serviço. Tem que haver uma solução estrutural. Não
é admissível que um número gigantesco de usuários seja atendido pelas mesmas
redes assistenciais que trabalham para várias operadoras. Entre dezembro de
2008 e março deste ano, o número de beneficiários de planos de saúde no país
passou de 40,9 milhões para 47,8 milhões, uma alta de 17%. É inadmissível
aumentar a carteira de clientes, ampliar o lucro, sem dar o devido retorno aos
usuários.///
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