Direito do Consumidor

O CDC, foi criado em 11 DE SETEMBRO DE 1990, através da Lei no 8.078, entrou em vigor em 11 de março de 1991. No art. 6º, II e III, reforça os direitos básicos do consumidor, destacando que todos têm direito à INFORMAÇÃO E EDUCAÇÃO PARA O CONSUMO. Quando conhecemos nossos direitos, a relação entre cliente e fornecedor se torna mais clara e mais igualitária. Aqui, quero esclarecer dúvidas, através de orientações práticas que, servirão de ferramentas úteis para consultas no dia a dia.

Vinicius Carvalho.

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

DIREITO DO CONSUMIDOR - PERGUNTE AO ESPECIALISTA sobre vício oculto em veículo - contagem de prazo

Comprei um carro em setembro de 2010, com garantia de um ano. No início do mês passado, entrei no carro de um amigo, igual ao meu, e reparei que o ar do carro era mais forte, mesmo a portência sendo igual. O modelo e ano do veículo era idêntico. Vendo a diferença no ar-condicionado, fui até a concessionária no final do mês passado.
O carro ficou um dia para verificar o problema. Fui informado que havia um pequeno vazamento, sendo necessário dar uma carga de gás. Sendo que o gás e a mão-de-obra custariam R$378,OO. Inconformado, liguei para o SAC dizendo que o problema não era recente e que somente constatei o defeito quando entrei em  outro carro igual ao meu.
Me fizeram esperar mais de 7 dias pela resposta, como  não me ligaram de volta retornei para o SAC. Então, me informaram que a garantia já havia expirado, portanto, o fábrica não era responsável pelo reparo.
Diante desta explicação, o SAC da empresa está correto? Tratando-se deste tipo de problema no ar-condicionado, a garantia não teria que cobrir o conserto?
Resposta
Entendo que o fabricante do veículo tem responsabilidade objetiva, portanto, tem que consertar o defeito sem cobrar nada do consumidor. Ficou claro que o defeito ocorreu dentro do prazo de garantia, mas somente agora ficou evidenciado.  
Isto posto, observa-se que o fornecedor  responde solidariamente pelos defeitos apresentados, conforme art. 18 de CDC. Assim também, estaria obrigado a consertar o carro devido a garantia legal que soma-se a contratual, ou seja 1 ano da contratual mais 90 dias da legal, descrito no art. 50. do Código de Defesa do Consumidor. Ainda, no  do art. 18,§ 6°, IIl,  do Código de Defesa do Consumidor, dispões que “o produto é considerado impróprio ao uso e consumo quando se revele inadequado ao fim que se destina.”
Por trata-se de vício oculto, ou seja, aquele de difícil constatação,  o art. 26, § 3°, do Código de Defesa do Consumidor, prediz que "tratando-se de vício oculto, o prazo decadencial inicia-se no momento em que ficar evidenciado o defeito".  ATENÇÃO!  A empresa não ficará eternamente obrigada a reparar o defeito que surja nos carros de sua fabricação.
Na situação apresentada, trata-se de defeito de fábrica. Pois, é incomun um ar-condicionado deixar de funcionar logo após a aquisição do veículo ou mesmo com um ano e alguns meses de uso.

Diante das hipóteses legais apresentadas, o veículo está coberto, seja pela garantia contratual ou pela garantia legal (vício oculto), o fabricante e/ou fornecedor do produto efetuar conserto do ar-condicionado do carro, sem cobrar nada do consumidor. 

Um comentário:

  1. Bom Dia comprei um carro ano 99(meu primeiro carro) na qual a agencia nao mi deram a nota fiscal apenas um recibo com garantia de 6 meses motor e cambio,apos 3 meses e vinte dias o motor fundiu.tentei de todas as formas possivel(inclusive liguei p 190(policia)apos os policiais chegar e conversar ele resolveu que iria arrumar.apos isso ele pediu que eu levasse o carro ate um mecanico de confiança dele.apos 20 dias me ligaram dizendo de que nao iria arruma pois ia ficar muito caro para ele.enfim busquei o carro e levei aqui numa mecanica minha de confiança.hoje faz 8 meses que o carro esta la e nao tenho condiçoes de pagar.ficou entre r$8.000,00financiei o carro em 36x sem contar que imbutiram um raio de seguro no meu carro sem minha aprovaçao,obs me enganou tambem dizendo de que os vidros do carro eram blindados (somente os vidros pois reparei que eram vidros grossos)na qual meu mecanico dis que e o carro todo.sendo de que tenho que ter um rexistro(nao endenti muito bem)me ajudem estou desesperada.o meu sonho em ter um carro se tornou em um pezadelo to pagando uma coisa onde nao posso usar, esqueci de dizer tenho a carta do mecanico dele (pedir ao mecanico dele uma declaraçao dizendo que nao foi autorizado a arrumar). a 8 meses que estou desesperada comprei meu carro pois era meu sonho de consumo,necessitava para levar minhas 2 filhas a escola pois elas tem problema de saude nao pode andar muito porque ataca a(asma,cansaço,Bronquite,e ainda por cima sao arlegicas) tenho que pagar transporte particular pois elas estudam longe de casa. e o absurdo de tudo isso e a rogancia dele de dizer que nao tem nada haver com isso.uma agencia de carros tao aceituosa como a dele vender carro bichado..me enganaram direitinho dizendo de que eu estava ganhando na loteria…rsrs
    e a burra acreditou ne !!

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